Objectivos


A União Budista Portuguesa foi fundada para reunir as tradições budistas autênticas presentes em Portugal, apoiando suas actividades, bem como exercendo e promovendo a prática do culto budista.

Nesse sentido temos convidado a ensinar em Portugal Mestres de diferentes tradições do budismo, e continuaremos a apoiar e promover todas as iniciativas que contribuam para a divulgação do Dharma no nosso país.

Pretendemos deste modo dar a conhecer o Budismo, ao mesmo tempo que mantemos um rigoroso critério de autenticidade no reconhecimento das tradições budistas presentes no nosso país ou que a ele cheguem.

Estamos também abertos à participação de associados individuais, que não se reconheçam em qualquer das tradições presentes, mas que partilhem connosco o mesmo ideal de divulgação do Budismo. A todos convidamos a utilizar os nossos serviços e a colaborar connosco.

A União conta no seu seio, e entre os seus membros fundadores, com praticantes de diferentes escolas budistas. Cremos numa perspectiva aberta e não sectária, e na indispensável conjugação de esforços para que o budismo seja conhecido e respeitado em Portugal como uma das principais correntes religiosas do planeta.

Pensamos que a divulgação dos ensinamentos do Buda muito pode contribuir para criarmos um mundo mais harmonioso e feliz. Desde há 2500 anos que o budismo tem sido, para alguns de nós, um caminho pacífico que leva à superação do sofrimento e à realização da perfeição.

Por isso temos a honra de participar na União Budista Portuguesa e o prazer de o convidarmos a juntar-se a nós.