Actividades > Eventos > 2011



1 de outubro - Palestra "Os Cinco Treinos para a Atenção Plena"


  Dia: 1 de outubro, sábado
Local: Rua das Pretas 67-A
Hora: 20h.

Os Cinco Treinos para a Atenção Plena representam a visão Budista para uma espiritualidade e ética globais. Elas são expressões concretas dos ensinamentos do Buda sobre as quatro nobre verdades e o Caminho Óctuplo, o caminho do entendimento correcto e do amor verdadeiro, que conduz à cura, à transformação, e à felicidade para nós e para o mundo. Praticar os Cinco Treinos para a Atenção Plena é cultivar a visão correcta, a qual consegue remover toda a discriminação, intolerÂncia, aversão, medo, e desespero. Ao saber que estamos sobre a via, não somos levados por confusões acerca da nossa vida no presente, nem por medos acerca do futuro. A palestra será proferida pelo Professor Paulo Borges, Presidente da União Budista Portuguesa.


22 de Maio - Palestra "O que não faz de nós Budistas"


 
Dia: 22 de Maio, domingo
Local: Rua das Pretas 67-A
Hora: 10h.

A palestra será proferida pelo Professor Paulo Borges, Presidente da União Budista Portuguesa, tradutor de livros budistas e tradutor-intérprete de mestres budistas, incluindo S.S. Dalai Lama. Autor, entre outros, de O Budismo e a Natureza da Mente (com Matthieu Ricard e Carlos João Correia), O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portuguesa (com Duarte Braga) e Descobrir Buda. Professor de Filosofia na Universidade de Lisboa e Presidente do PAN - Partido pelos Animais e pela Natureza. Mais sobre Paulo Borges clique aqui.


30 de Janeiro - Palestra da Igreja Mórmon


  No âmbito das actividades do Grupo Inter-Confessional da Madeira (GICM) de que a UBP-Madeira faz parte, vimos divulgar a palestra da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Data: 30 de Janeiro de 2011, um Domingo
Hora: 16:30.
Local: R. Tenente Coronel Sacramento, 25

A entrada é livre.

Esta actividade acontecerá com uma regularidade mensal e passará pela sede de todos os membros do GICM.

Para um calendário das palestras programadas e mais informações clique AQUI


27 de Janeiro - Prática Budista


  Na sede da UBP-M e após a palestra na UBP-M no âmbito da actividade do GICM que começará por volta das 16:30, teremos uma prática do veículo mantrico às 19:30.

Esta prática vem por ocasião do Parinirvana de Jetsün Jampa Chökyi (Ama-la), esposa de Kangyur Rinpoche que faleceu em Fevereiro de 2004 no Algarve, e por especial reconhecimento da actividade da Fundação Kangyur Rinpoche.

Fazer-se-à a sadhana do Buda Shakyamuni que desta vez incluirá um Tsog.

A entrada é livre.



14 de Janeiro - Inauguração da Sede da Rua das Pretas


 
No próximo dia 14 de Janeiro (Dia de Guru Rinpoche), vai-se realizar uma pequena cerimónia que comemora o próprio dia auspicioso e simultaneamente o início das actividades da Delegação regional da União Budista Portuguesa no seu novo espaço na Rua das Pretas.

No programam está uma meditação e um Tsog (cerimónia de oferenda) seguido de um convívio.
Quem quiser pode trazer algo para a oferenda, como bebida ou comida de preferência vegetariana.

Dia: 14 de Janeiro, sexta-feira
Local: Rua das Pretas 67-A
Hora: 19h15.