Semana Tibetana na Madeira



Realizar-se-á entre 20 e 28 de Junho de 2005 uma «semana tibetana», e para isso foram convidados 8 monges tibetanos do Mosteiro de Tashi Lhunpo, que irão tomar parte numa série de eventos onde haverá música, dança, canto e comida confeccionada por eles.


Monges do Mosteiro de TASHI LHUNPO a tocar os instrumentos musicais tradicionais tibetanos.

O programa dessa semana será divulgado oportunamente, mas será muito diversificado com exibições públicas e outras privadas, com actuações em hotéis e outros locais e com um retiro de 3 dias no Montado dos Aviceiros. Aí será executado uma sand mandala ( mandala de areia ) e construir-se-á uma gompa tibetana num local importante da propriedade previamente escolhido pelos monges. Haverá meditação, e presenciar-se-á aos diferentes rituais que caracterizam o Budismo Tibetano. Convidaremos também alguém que nos poderá interpretar em português todo este processo.


Monges em trajes tradicionais executando danças sagradas dos lamas

Em Tashi Lhunpo os monges estudam estas formas de dança e canto para mantê-las e não deixar que se esqueçam. O mosteiro de Tashi Lhunpo foi construído perto de Shigatse, no Tibete. Com a ocupação do Tibete pelas tropas chinesas e com a fuga de SS o Dalai Lama para a Índia, muitos monges foram também para o exílio. Quando chegaram á Índia escolheram então a localidade de Bylakuppe no Sul da Índia, para aí reconstruir o mosteiro e continuar com os estudos e preservar as diversas expressões artísticas. Eles agora fazem uma visita anual á Europa, para mostrarem estas formas de arte, e para angariação de fundos que irá para as diferentes obras no mosteiro ou para auxiliar outros mosteiros fora do Tibete. É a primeira vez que os monges deste mosteiro se deslocam a Portugal, e a Casa do Tibete na Madeira tem muita honra em tê-los cá para podermos ver, ouvir e saborear os pratos tibetanos.

Esteja atento a esta pagina para saber mais detalhes sobre este evento único e de grande importância.